No passado dia 25 de Outubro, o projeto Saúdes (Médis) lançou o seu terceiro estudo, intitulado "Riscos Climáticos e a Saúde dos Portugueses: Futuro(s) por imaginar e construir".
A sessão de lançamento do estudo decorreu no Edifício Ageas Tejo e contou com a presença de cerca de 70 pessoas. Após a apresentação do estudo (Joana Barbosa, Return on Ideas), decorreu um debate moderado pela jornalista Marta Atalaya (Sic), no qual marcaram presença o Dr. Adalberto Campos Fernandes (Nova ENSP), a Prof. Luisa Schmidt (ICS-UL) - orientadora científica do estudo, o Prof. Osvaldo Santos (ISAMB-FMUL) e o Prof. Pedro Matos Soares (UL). Falaram ainda os responsáveis da APSAi, CNADS, CPSA, Fórum Saúde XXI e Zero, cinco dos 7 parceiros do estudo (a par da Respira e Fundação Portuguesa do Pulmão).
Neste estudo ficou claro que, apesar de 96% dos portugueses terem perceção de que a nossa saúde é afetada pelas alterações climáticas, 75% afirmam dúvidas e/ou desconhecimento sobre esta matéria. Ora, como defende o estudo, sem compreensão não há ação nem prevenção, pelo que a literacia sobre esta questão deve ser um “cavalo de batalha” de todos: governos, instituições públicas e privadas.
O estudo prova ainda que existe uma correlação entre a ação pró-saúde e a ação pró-ambiente: a preocupação com a saúde conduz à preocupação com o ambiente, o que faz da saúde uma das primeiras portas de entrada para comportamentos (mais) sustentáveis.
Para saber mais sobre este estudo e as suas conclusões visite o site do projeto Saúdes, onde pode ler mais sobre este estudo e fazer o download para ler na íntegra.
Se não teve a oportunidade e quer assistir à emissão em direto do evento, ainda o pode fazer através do Facebook do Expresso.
Aceda aqui.
|